Unidos de Vila Maria homenageia 50 anos da imigração coreana no Brasil
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013A Unidos de Vila Maria defendeu o enredo “Made in Korea: 50 anos da imigração coreana no Brasil” no carnaval de São Paulo. A escola foi a quinta a passar pelo Anhembi nesta segunda noite de desfiles. Os portões abriram às 3h35 e foram fechados às 4h40.
Foram ao todo 4,5 mil componentes divididos em 25 alas e cinco alegorias. A comissão de frente da Vila Maria foi coreografada por Sérgio Cardoso e representou o renascimento do povo coreano.
Na bateria, Mestre Moleza comandou 300 ritmistas. À frente dos músicos, a rainha de bateria Cris Cuozo foi eleita entre candidatas da comunidade. O posto de madrinha de bateria ficou com Ellen Pinheiro.
Elen Pinheiro, madrinha da bateria, desfilou com fantasia de R$ 100 mil, segundo ela. A musa disse que o valor aumenta a responsabilidade durante a apresentação.
Princesa da Vila Maria, Michele Milbow disse que fez a própria fantasia, com a ajuda da mãe. “Tenho um pouco de prática de costura, fiz em um mês”, contou.
Ela revelou ter gasto R$ 3 mil, sem as penas, emprestadas. “Musa de escola do bairro de Vila Maria não precisa ser famosa, mas precisa ser gostosa”, declarou.
O samba-enredo da escola foi interpretado por Edimar Silva. Já o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi formado por Marina Lazzari e Rodrigo Bernardo.
Os dois são mãe e filho. Segundo Marina, desfilar ao lado do filho é gratificante. “Aprendemos juntos, começamos juntos”, afirmou ela.
A apresentação teve assinatura do carnavalesco Chico Spinosa. Na primeira etapa, a escola contou a história da Coréia, marcada por guerras e pela tradição e cultura do país. O desfile teve um “dragão voador” com movimento, iluminação e fumaça.
No segundo setor, foi retratado o poder dos Tigres Asiáticos. O carro mostrou o poder de desenvolvimento dos países orientais. A rapidez e competência para criar e aperfeiçoar tecnologias foram ressaltadas nos detalhes.
O desfecho da apresentação deu destaque para as artes marciais, moda, futebol e a amizade entre Brasil e Coréia.
No domingo (10), a Coréia vai voltar a ser retratada por uma escola. A Inocentes de Belford Roxo, do Grupo Especial do carnaval do Rio, também vai defender enredo sobre os 50 anos da imigração coreana no Brasil.
A Vila Maria soube contornar um imprevisto. Um integrante da Vila Maria precisou entrar embaixo de um carro alegórico para ajeitar o eixo. A alegoria acabou passando bem pela avenida.
“A inspiração para o tema surgiu porque pensamos em falar de moda e tecnologia. Decidimos contar a história da imigração dos coreanos, um povo que tem tudo a ver com essas duas coisas e completa 50 anos no Brasil”, disse Valter Belo, vice-presidente da Vila Maria.
Fundada oficialmente em 10 de janeiro de 1954, a Unidos de Vila Maria, escola da Zona Norte de SP, luta pelo seu primeiro título no Grupo Especial do Carnaval da cidade de São Paulo. A escola ficou em quinto lugar em 2012.
Fonte: G1
Mais notícias sobre a Vila Maria:
- A Equipe do Encontra Vila Maria deseja a todos um Feliz 2013
- CAT realiza Maratona de Emprego para trabalhadores de Vila Maria e região
- Vila Maria: inscrições para o 4º Circuito Popular de Corrida de Rua já estão abertas
- Região de Vila Maria/Vila Guilherme promove casamento comunitário
- Vila Maria comemora 94 anos com muita festa