Subprefeitura Vila Maria terá grelhas de aço trocadas por plástico reciclado
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras irá substituir as grelhas de aço de 23 subprefeituras da cidade de São Paulo por grelhas de plástico reciclado. As grelhas são instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas da capital, e servem para auxiliar o escoamento das águas e impedir que os objetos caiam em galerias e ramais, prejudicando o sistema de drenagem.
As subprefeituras que receberão as instalações são: Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Guaianases, Jabaquara, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Lapa, Mooca, Parelheiros, Penha, Perus, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Vila Maria e Vila Mariana.
Segundo a secretaria, a ação visa economizar o dinheiro público, evitando os furtos. As grelhas são produzidas com material reciclado e, portanto, não possuem valor comercial. Desta forma, se roubadas, não podem ser revendidas. A eficiência é a mesma que as de aço e estima-se que a economia anual para a prefeitura chegue a R$ 1 milhão. Cerca de 4.000 grelhas são repostas por ano em toda a cidade, devido a furtos ou vandalismo.
O projeto começou inicialmente com a instalação de grelhas em 12 subprefeituras. De acordo com secretaria, as trocas são realizadas de acordo com a necessidade de cada região. De todas as peças instaladas, nenhuma foi roubada até agora, o que comprovaria o sucesso da ação.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mais notícias sobre a Vila Maria:
- Vacinação contra a raiva acontece até o dia 3 em toda a capital; veja os postos na região da Vila Maria
- CATs em Vila Maria oferecem vagas de emprego em diversas áreas
- Iluminação pública da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme passa por melhorias
- CATs em Vila Maria e Cirque du Soleil abrem vagas temporárias de trabalho
- Prefeitura de SP vai recapear ruas da Vila Maria
A iniciativa é muito boa, pois a idéia de um canal drenando a água ao longo de uma via reduz muito o risco de enchente, porque se entope em um trecho, logo a frente a água tem um novo acesso. Boca de Lobo não é a solução em um pais com chuvas tão intensas como o Brasil.
Agora em uma rua, de acordo com normas técnicas a resistência minhima é 400kN (40 toneladas), para que resista além das cargas pontuais, as cargas dinâmicas de frenagem, torçao, entre outras, para que nao passe um caminhao em cima, trinque e depois vindo um motoqueiro este se acidente. Porque mesmo em áreas de pouco trafego uma hora entra um veiculo mais pesado (até em praças entram carros e caminhoes)
Qual laboratório esta ensaiando estas grelhas? Qual é o profissional que validou a aplicação, se responsabilizando pela mesma ? Uma vez que o plastico necessita de varios e varios tratamento até chegar nas propriedades exigidas para esta aplicação.
Atenciosamente,