São Paulo inaugura três equipamentos de assistência social na Vila Maria
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012Nesta quinta-feira (23/2), o prefeito de São Paulo inaugurou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Maria, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Medeiros e o Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) Vila Maria, todos na Zona Norte de SP. Segundo o prefeito, os serviços municipais voltados para a população carente têm sido ampliados cada vez e auxiliado àqueles que mais precisam do poder público.
“Essas inaugurações simbolizam a expansão da nossa rede de Assistência Social. É o desenvolvimento social presente na cidade com ampliação do número de programas, de equipamentos e no número de pessoas atendidas. É gratificante porque isso mostra o avanço que a gestão pública municipal alcançou em relação ao atendimento daqueles que precisam de apoio. Nós queremos ajudar a todos, as vítimas de violência, os que precisam de benefícios sociais, os que precisam de encaminhamento para capacitação profissional, dentre outros”, disse o prefeito.
O CREAS Vila Maria atende pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. Em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), ele oferta atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos como em casos de violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, maus tratos, abandono e negligência.
A unidade Vila Maria está situada em um prédio de 660 metros quadrados na rua José Antonio Moreira, nº 546, e tem capacidade para atender 120 famílias por mês, que encontram a sua disposição: duas salas de atendimento, fraldário, quatro banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM)
Este é um serviço conveniado a Secretaria Municipal de Assistência Social e que atende mulheres vítimas de violência doméstica prestando apoio psicossocial e jurídico. O equipamento realiza também oficinas de capacitação para que a mulher possa retomar sua independência financeira e cuidar dos filhos.
“O CDCM oferece apoio no momento em que a mulher está mais vulnerável: o da violência doméstica. Esse não é um problema privado. O poder público tem que agir quando uma mulher ou uma criança é espancada dentro de casa. Essa é uma chaga que precisa ser combatida porque uma mulher que apanha fica deprimida. Ela fica ferida não só no corpo, mas na alma. Nós buscamos ajudá-las a viver de forma menos dolorosa com o que lhes aconteceu”, explicou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
O CDCM está instalado no mesmo prédio do CREAS Vila Maria à rua José Antonio Moreira, nº 546, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fonte: Prefeitura de São Paulo