Unidos de Vila Maria faz oficinas para ensinar ofícios do carnaval
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010Montar um desfile de carnaval exige muita mão de obra qualificada para trabalhar nos barracões. Entretanto, achar esses trabalhadores não é fácil para as escolas de samba de São Paulo. Por isso, com incentivo do Ministério do Trabalho, a Unidos de Vila Maria criou o projeto Samba e Arte, com oficinas que ensinam os ofícios do carnaval.
Além das habilidades, os alunos também aprendem sobre história da arte, cidadania e muito. As oficinas formam profissionais para trabalhar em várias áreas, desde a criação de fantasias até a montagem de carros alegóricos.
“No ano passado eu tive bastante dificuldade com mão de obra, principalmente em decoração, em qualidade de acabamento de alegorias e adereços. Então, as equipes deste ano já são formadas por pessoas que foram formadas por este projeto. A qualidade do trabalho é visivelmente superior”, conta o carnavalesco da escola, Fábio Borges.
Este ano, 800 diplomas já foram entregues. A meta é formar 3 mil pessoas até o fim do ano. As oito costureiras que fazem as fantasias da escola para o próximo carnaval passaram por um curso profissionalizante. Antes, elas eram donas de casa. “Estou achando ótimo. Além do curso, a gente tem um outro conhecimento sobre escola de samba, sobre fantasias”, disse a costureira Irene de Albuquerque.
Fonte: G1