Biblioteca da Vila Maria comemora 55 anos
sexta-feira, 23 de setembro de 2011No dia 7 de setembro, a Biblioteca Álvares de Azevedo, no bairro Vila Maria, completou 55 anos de existência. Para comemorar essa importante data, todo o mês de setembro contará com uma programação repleta de atividades culturais para o público da região. Os usuários do equipamento também poderão participar dessa data especial escrevendo, relatando sua história com a biblioteca e/ou trazendo fotos novas ou antigas, desenhos, gravuras, recortes de jornal sobre a biblioteca e seu entorno para montagem de uma exposição.
Neste domingo (25), a biblioteca será palco de mais uma estréia do projeto Ópera Fantástica, que foi pensado especialmente para as Bibliotecas Públicas de São Paulo e tem como objetivo levar ao público o conhecimento sobre as maiores óperas da história. Desta vez será apresentada O elixir do amor, de Gaetano Donizetti, com início previsto para às 15h.
O espetáculo é recomendado para todas as idades e une ópera e contação de histórias. Fazem parte do espetáculo a contadora de histórias Virginia Montesino, Rosana Rios e os músicos Gustavo Tassi, César Patoulos, Regina Rios, Luís Flávio Fernandes e Michel Souza Chagas Sebastião. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
No dia 26 de setembro, às 19h30, haverá um bate-papo com os usuários a respeito da influência da biblioteca e da leitura em suas vidas. Já no dia 27, às 14h, acontece um encontro entre os contadores de histórias infantis Deise Maria Tebaldi, Domitila Alves e Ursulina Teodoro. Mais tarde, às 20h0 é a vez da apresentação do Grupo Arte Não Tem Idade com o espetáculo De trote em trote agarrei um velhote.
No dia 28, às 14h, José Leandro Santos realiza palestra e incentiva atividades relacionadas ao tema Mente sã e Corpo são. Mais tarde, às 20h, é a vez de um encontro entre escritores e frequentadores do equipamento. Estarão presentes Edinei Nunes, Fernando Lara, Rosi Cheque, Edmilson Freire, Juliana Bernardo e o escritor e servidor da SUGESP da Subprefeitura, Sergio Ballouk.
No dia 30, às 20h, os participantes dos projetos vocacionais de música e teatro desenvolvidos pela biblioteca promovem um sarau vocacional.
Além dessas atividades, entre 26 e 30 de setembro, a biblioteca contará com uma exposição permanente que trará depoimentos, livros e fotos do espaço e do meio onde ele está inserido. Esta é uma forma de resgatar a história da biblioteca e atrair o público para o universo da literatura e das artes.
A Biblioteca Álvares de Azevedo fica na Praça Joaquim José da Nova, s/nº, na Vila Maria Alta.
Fonte: Prefeitura de São Paulo